IndentNav

Esse complemento permite que os usuários do NVDA naveguem por nível de recuo (indentação) ou deslocamento de linhas ou parágrafos. Nos navegadores, permite localizar rapidamente parágrafos com o mesmo deslocamento da borda esquerda da tela, como comentários de primeiro nível em uma árvore hierárquica de comentários. Além disso, ao editar código fonte em muitas linguagens de programação, ele permite saltar entre as linhas do mesmo nível de recuo (indentação), além de encontrar rapidamente linhas com maior ou menor nível de recuo (endentação).

Uso em navegadores

O IndentNav pode ser usado para navegar por deslocamento a partir da borda esquerda da tela. Em particular, você pode pressionar NVDA+Alt+Seta Para Baixo ou Seta Para Cima para pular para o parágrafo seguinte ou anterior que possui o mesmo deslocamento. Por exemplo, isso pode ser útil ao navegar por árvores hierárquicas de comentários (ex: no reddit.com) para alternar entre comentários de primeiro nível e pular todos os comentários de nível superior.

Estritamente falando, o IndentNav pode ser usado em qualquer aplicativo, para o qual o NVDA forneça um objeto interceptador em árvore.

Teclas:

  • NVDA+Alt+Seta Para Cima ou Seta Para Baixo: Pula para o parágrafo anterior ou seguinte com o mesmo deslocamento.
  • NVDA+alt+Seta Esquerda: Pula para o parágrafo anterior com menor deslocamento.
  • NVDA+Alt+Seta Direita: Pula para o próximo parágrafo com maior deslocamento.

Uso em editores de texto

O IndentNav também pode ser útil para editar código fonte em muitas linguagens de programação. Linguagens como o Python exigem que o código-fonte seja recuado (indentado) adequadamente, enquanto em muitas outras linguagens de programação é altamente recomendável. Com o IndentNav, pode pressionar NVDA+Alt+Seta Para Baixo ou Seta Para Cima para pular para a linha seguinte ou anterior com o mesmo nível de recuo. Também pode pressionar NVDA+Alt+Seta Esquerda para pular para uma linha pai, que é uma linha anterior com menor nível de recuo. Em Python, pode encontrar facilmente a definição da função atual ou a definição da classe. Também pode pressionar NVDA+Alt+Seta Direita para ir para o primeiro filho da linha atual, que é a próxima linha com maior nível de recuo.

Se o seu NVDA estiver definido para expressar o recuo da linha como tons, o IndentNav reproduzirá rapidamente os tons de todas as linhas puladas. Caso contrário, Ele apenas estalará para indicar aproximadamente o número de linhas puladas.

Teclas:

  • NVDA+Alt+Seta Para Cima ou Seta Para Baixo: Pula para a linha anterior ou seguinte com o mesmo nível de recuo (endentação) no bloco de recuo atual.
  • NVDA+Alt+Control+Seta Para Cima ou Seta Para Baixo: Pular à força para a linha anterior ou seguinte com o mesmo nível de recuo. Este comando irá pular para outros blocos de recuo (como outras funções do Python), se necessário.
  • NVDA+alt+Seta Esquerda: Pula para pai - que é a linha anterior com menor nível de recuo.
  • NVDA+Alt+Seta Direita: Pula para o primeiro filho - que é a próxima linha com maior nível de recuo dentro do mesmo bloco de recuo.

Histórico de lançamentos

  • v1.2
    • Adicionado suporte para internacionalização.
    • Adicionado cabeçalhos GPL nos arquivos de origem.
    • Pequenas correções.
  • v1.1
    • Versão inicial.