IndentNav

Este extra permite aos utilizadores do NVDA navegar pelo nível de indentação ou saltar entre linhas ou parágrafos. Nos navegadores, permite encontrar rapidamente parágrafos com o mesmo deslocamento da borda esquerda do ecrã, como comentários de primeiro nível em uma árvore hierárquica de comentários. Além disso, ao editar o código-fonte em muitas linguagens de programação, ele permite saltar entre as linhas do mesmo nível de indentação, bem como encontrar rapidamente linhas com maior ou menor nível de recuo.

Uso em navegadores

IndentNav can be used to navigate by offset from the left edge of the screen. IN particular, you can press NVDA+Alt+DownArrow or UpArrow to jump to the next or previous paragraph that has the same offset. For example, this can be useful when browsing hierarchical trees of comments (e.g. on reddit.com) to jump between first level comments and skipping all the higher level comments.

Estrictamente falando, o IndentNav pode ser usado em qualquer aplicação, para a qual o NVDA forneça um objeto interceptor de árvore.

Teclas:

  • NVDA+Alt+seta para cima ou seta para baixo: Ir para o parágrafo anterior ou seguinte com o mesmo deslocamento.
  • NVDA+alt+seta esquerda: Salta para o parágrafo anterior com menor deslocamento.
  • NVDA+Alt+ seta direita: vai para o próximo parágrafo com maior deslocamento.

Uso em editores de texto:

O IndentNav também pode ser útil para explorar código fonte em muitas linguagens de programação. Linguagens como o Python exigem que o código-fonte seja correctamente indentado, enquanto em muitas outras linguagens de programação é altamente recomendável. Com o IndentNav, pode pressionar NVDA+Alt+seta para baixo ou seta para cima para ir para a linha seguinte ou anterior com o mesmo nível de indentação. Também pode pressionar NVDA+Alt+seta esquerda para ir para uma linha pai, que é uma linha anterior com menor nível de indentação. Em Python, pode encontrar facilmente a definição da função actual ou a definição da classe. Também pode pressionar NVDA+Alt+seta direita para ir para o primeiro filho da linha actual, que é a próxima linha com maior nível de indentação.

Se o seu NVDA estiver configurado para indicar a indentação de linha como beeps, então o IndentNav reproduzirá rapidamente os beeps de todas as linhas ignoradas. Caso contrário, ele só irá tentar denotar aproximadamente o número de linhas ignoradas.

Teclas:

  • NVDA+Alt+seta para cima ou seta para baixo: vai para a linha anterior ou seguinte com o mesmo nível de indentação dentro do bloco de indentação actual.
  • NVDA+Alt+Control+seta para cima ou seta para baixo: Força-salto para a linha anterior ou seguinte com o mesmo nível de indentação. Este comando irá saltar para outros blocos de indentação (como outras funções do Python), se necessário.
  • NVDA+alt+seta esquerda: vai para o pai: essa é a linha anterior com menor nível de indentação.
  • NVDA+Alt+seta direita: vai para o primeiro filho - essa é a próxima linha com maior nível de indentação dentro do mesmo bloco de indentação.

Histórico de lançamentos

  • [v1.2] (https://github.com/mltony/nvda-indent-nav/raw/master/releases/IndentNav-1.2.nvda-addon)    Adicionado suporte para internacionalização.    Adicionado cabeçalhos GPL nos ficheiros de origem.   * Pequenas correcções.
  • [v1.1] (https://github.com/mltony/nvda-indent-nav/raw/master/releases/IndentNav-1.1.nvda-addon)   * Lançamento inicial.