Temas Sonoros (Audio Themes)

Este complemento cria uma tela sonora virtual que toca sons ao focar ou navegar-se por objetos (como botões, linques etc.) O áudio será tocado numa posição que corresponde à localização do objeto na tela visual.

O complemento também possibilita ativar, instalar, remover, editar, criar e distribuir pacotes de temas sonoros.

Uso

Este complemento possibilita executar três tarefas distintas, incluindo gerir os temas sonoros instalados, editar o tema sonoro atualmente ativo e criar um novo tema sonoro.

Você pode acessar essas funções a partir do menu do complemento, que se encontra no menu principal do NVDA.

Gerenciando temas sonoros

  • O diálogo "Gerir temas sonoros" possibilita ativar ou desativar temas sonoros, além de instalá-los e removê-los.
  • In this dialogue there are some additional options including:
  • Play sounds in 3D mode: When you uncheck this box the add-on will play the sounds in mono mode (always in the centre of the audio display) regardless of the object location.
  • Speak role such as button, edit box , link etc.: When you uncheck this box NVDA will start announcing the role when focusing objects rather than ignoring it (which is the default behaviour when installing this add-on).
  • Use Synthesizer Volume: Checking this box will set the sound player of this add-on to use the active voice sound, thus making all audible output the same as the voice volume when ever you change that volume.
  • Audio Theme Volume Slider: Alternatively you can set the volume for the add-on using this slider. Setting it to 0 will mute all sounds, and 100 is the maximum volume.

Editando o tema sonoro ativo:

  • Quando você clica na opção "Editar o tema sonoro ativo", abre-se um diálogo contendo uma lista com todos os sons contidos no tema sonoro atualmente ativo. Neste diálogo, você pode:
  • Alterar selecionado: Ao selecionar um som da lista e clicar neste botão, abre-se um diálogo padrão de abrir arquivo. Selecione um arquivo de áudio ogg ou wave do seu sistema de arquivos para substituir o som selecionado e clique em OK para completar o processo.
  • Remover selecionado: Isto removerá do tema o som selecionado. Clique em "Sim" para concluir o processo de remoção e o som selecionado será removido.
  • Adicionar novo som: Ao clicar neste botão, um novo diálogo será mostrado. Na primeira caixa de combinação do diálogo recém-aberto, selecione o tipo de objeto ao qual deseja associar um som, por exemplo botão, linque, guia, menu e assim por diante, aí clique no botão "Navegar até um arquivo de áudio" para selecionar o som que quer associar ao tipo de objeto anteriormente selecionado. Opcionalmente, você pode clicar no botão testar para reproduzir o som e clicando finalmente no botão OK aplicará as alterações e associará o som selecionado ao tipo de objetos.
  • Fechar: Sairá do diálogo sem executar qualquer ação.

Criar um novo tema sonoro

  • Caso você tenha boas habilidades em produção de áudio, pode aplicá-las aqui e criar um tema sonoro próprio ao invés de editar um existente. Para fazê-lo, pode seguir estes passos: - Junte seus arquivos de áudio num só local, eles têm que estar em formato ogg ou wave, e renomeie-os para qualquer coisa que faça sentido. Por exemplo, quando eu estava criando o tema sonoro Default (Padrão) para este complemento, agrupei os sons de acordo com padrões de interação, por exemplo, a caixa de combinação, o botão de lista e o botão de divisão podem ter todos o mesmo som, enquanto a caixa de seleção, o botão de alternância e o item de menu podem ter o mesmo som.
  • No menu do complemento, clique em "Criar novo tema sonoro" - Um diálogo será aberto solicitando algumas informações sobre o novo tema, incluindo:
  • Nome do tema: O nome do tema, que será mostrado no Gestor de temas sonoros. Este deve ser um nome válido duma pasta do Windows. * Seu nome: Insira seu nome verdadeiro ou um apelido. * Descrição do tema: Uma breve descrição do tema sonoro. - Clique em OK para ir ao próximo passo. - No próximo passo, um diálogo similar ao "Editor de temas sonoros" será mostrado e a partir daí o processo é semelhante ao processo de editar um tema, por isso consulte a seção "Editar o tema sonoro atualmente ativo".

Copyright:

Copyright (c) 2014-2016 Musharraf Omer e outros

Embora este complemento tenha sido iniciado como um projeto independente, o mesmo evoluiu para uma versão aprimorada do complemento "não-falado", de Austin Hicks e Bryan Smart. Grande parte do desenvolvimento deste complemento consistiu em criar as ferramentas para gerir, editar e criar pacotes de temas sonoros. Portanto, um muito obrigado a eles por criar um complemento tão maravilhoso e torná-lo disponível para construirmos encima do trabalho deles.

Nota sobre arquivos de áudio de terceiros:

O pacote de tema sonoro Default (Padrão) usa sons de diversas origens; eis um apanhado das mesmas: - Áudio 3d não-falado: Um complemento para NVDA - TWBlue: Um cliente gratuito e de código aberto para Twitter - Mushy TalkBack: Um Talkback alternativo com sons melhores.

Licença

Licenciado sob a Licença Pública Geral GNU. Vide o arquivo copying para mais detalhes.