Temas de Áudio

Este extra cria um ecrã áudio virtual que toca sons, quando se foca ou se navega por objectos (como botões, linques etc.) O áudio será reproduzido numa posição que representa a localização do objecto no ecrã visual.

O extra também possibilita activar, instalar, remover, editar, criar e distribuir pacotes de temas de áudio.

Utilização

Este extra permite efectuar três tarefas distintas: gerir os temas de áudio instalados, editar o tema áudio actualmente activo e criar um novo tema áudio.

Pode aceder a essas funções a partir do menu do extra, que se encontra no menu principal do NVDA.

Gerir os seus temas de áudio

  • O diálogo "Gerir temas de áudio" possibilita activar ou desativar esses temas, além de instalá-los e removê-los.
  • In this dialogue there are some additional options including:
  • Play sounds in 3D mode: When you uncheck this box the add-on will play the sounds in mono mode (always in the centre of the audio display) regardless of the object location.
  • Speak role such as button, edit box , link etc.: When you uncheck this box NVDA will start announcing the role when focusing objects rather than ignoring it (which is the default behaviour when installing this add-on).
  • Use Synthesizer Volume: Checking this box will set the sound player of this add-on to use the active voice sound, thus making all audible output the same as the voice volume when ever you change that volume.
  • Audio Theme Volume Slider: Alternatively you can set the volume for the add-on using this slider. Setting it to 0 will mute all sounds, and 100 is the maximum volume.

A editar o tema de áudio activo:

  • Quando clica na opção "Editar o tema áudio activo", abre-se um diálogo que contém uma lista com todos os sons presentes no tema de áudio actualmente activo. Neste diálogo, pode:
  • Modificar seleccionado: Ao seleccionar um som da lista e clicar neste botão, abre-se um diálogo padrão de abrir ficheiro. Escolha um ficheiro de áudio com formato ogg ou wave do seu sistema de ficheiros para substituir o som seleccionado e clique em OK para completar o processo.
  • Remover seleccionado: Isto apagará do tema de áudio o som escolhido. Clique em "Sim" para concluir o processo de remoção e o som seleccionado será apagado.
  • Adicionar novo som: Ao clicar neste botão, um novo diálogo será mostrado. Na primeira caixa de combinação, escolha o tipo de objecto ao qual deseja associar um determinado som, por exemplo botão, linque, guia, menu, etc., depois, clique no botão "Navegar até um ficheiro de áudio" para seleccionar o som que quer associar ao tipo de objecto anteriormente seleccionado. Opcionalmente, pode clicar no botão testar para reproduzir o som escolhido e, se activar no botão OK aplicará as alterações e associará o som seleccionado ao tipo de objetos.
  • Fechar: Sairá do diálogo sem executar qualquer acção.

Criar um novo tema de áudio

  • Caso você tenha boas habilidades em produção de áudio, pode aplicá-las aqui e criar um tema áudio próprio ao invés de editar um existente. Para fazê-lo, pode seguir estes passos: - Junte seus ficheiros de áudio num só local, eles têm que estar em formato ogg or wave, e renomeie-os para qualquer coisa que faça sentido. Por exemplo, quando eu estava criando o tema áudio Default para este complemento, agrupei os sons de acordo com padrões de interação, por exemplo, a caixa de combinação, o botão de lista e o botão de divisão podem ter todos o mesmo som, enquanto a caixa de seleção, o botão de alternância e o item de menu podem ter o mesmo som. - No menu do complemento, clique em "Criar novo tema áudio" - Um diálogo será aberto solicitando algumas informações sobre o novo tema, incluindo: * Nome do tema: O nome do tema, que será mostrado no Gestor de temas de áudio. Este deve ser um nome válido duma pasta do Windows. * Seu nome: Insira seu nome verdadeiro ou um apelido. * Descrição do tema: Uma breve descrição do tema áudio. - Clique em OK para ir ao próximo passo. - No próximo passo, um diálogo similar ao "Editor de temas de áudio" será mostrado e a partir daí o processo é semelhante ao processo de editar um tema, por isso consulte a seção "Editar o tema áudio atualmente ativo".

Copyright:

Copyright (c) 2014-2016 Musharraf Omer e outros

Embora este complemento tenha sido iniciado como um projeto independente, o mesmo evoluiu para uma versão aprimorada do complemento "não-falado", de Austin Hicks e Bryan Smart. Grande parte do desenvolvimento deste complemento consistiu em criar as ferramentas para gerir, editar e criar pacotes de temas de áudio. Portanto, um muito obrigado a eles por criar um complemento tão maravilhoso e torná-lo disponível para construirmos encima do trabalho deles.

Nota sobre ficheiros de áudio de terceiros:

O pacote de tema áudio Default usa sons de diversas origens; eis um apanhado das mesmas: - Áudio 3d não-falado: Um complemento para NVDA - TWBlue: Um cliente gratuito e de código aberto para Twitter - Mushy TalkBack: Um Talkback alternativo com sons melhores.

Licença

Licenciado sob a Licença Pública Geral GNU. Vide o ficheiro copying para mais detalhes.