TeleNVDA

  • Authors: Asociación Comunidad Hispanohablante de NVDA and other contributors. Original work by Tyler Spivey and Christopher Toth
  • Compatibilidade com o NVDA: 2019.3 e seguintes
  • Baixar versão estável

Nota: para facilitar a transferência para os utilizadores que necessitam de assistência ou formação e têm competências informáticas limitadas, fornecemos uma ligação alternativa para a última versão estável que é fácil de memorizar e partilhar. Pode ir a nvda.es/tele e descarregar a extensão directamente, sem páginas Web intermédias.

Bem-vindo ao extra TeleNVDA, que lhe permitirá ligar-se a outro computador a executar o leitor de ecrã gratuito NVDA. Com este extra, pode ligar-se ao computador de outra pessoa, ou permitir que uma pessoa de confiança se ligue ao seu sistema para efectuar manutenção de rotina, diagnosticar um problema, ou fornecer formação. Este extra é uma versão modificada do NVDA Remote add-on, e é mantido pela comunidade espanhola do NVDA. É totalmente compatível com o NVDA Remote. Estas são as diferenças actuais:

  • Uma opção permite bloquear comandos de fala remotos diferentes do texto.
  • An option to mute remote speech when controlling the local machine and unmute it when controlling the remote machine.
  • Melhor suporte para servidores proxy e serviços ocultos de TOR (É necessário um add-on de suporte proxy).
  • Capacidade de mudar a chave f11 para outro gesto. Agora isto funciona como uma escritura comum, pelo que pode atribuir gestos no diálogo "Gestos de Entrada".
  • a gesture (unassigned by default) to open the addon options
  • Ability to assign a gesture to the send ctrl+alt+delete option in the input Gestures dialog. Warning! you shouldn't assighn the ctrl+alt+delete keys to this option. Doing it will stil work normally, but anytime you press ctrl+alt+delete keys to send the ctrl+alt+delete to the remote machine, your own machine will also be affected by the ctrl+alt+delete function, which is likely not what you expect!
  • Capacidade de ignorar completamente o próximo atalho imediato, é útil se precisar de enviar para a máquina remota o atalho utilizado para alternar entre o anfitrião e a máquina remota.
  • Possibilidade de trocar pequenos ficheiros (até 10 MB) entre utilizadores ligados à mesma sessão.
  • Capacidade de reencaminhar portas através de UPNP.
  • Possibilidade de utilizar um serviço de controlo de porta personalizado.
  • Alguns ajustes na GUI.
  • Várias correcções de bugs.

Antes de Começar

Terá de ter instalado o NVDA em ambos os computadores, e obter o extra TeleNVDA.

A instalação tanto do NVDA como do extra TeleNVDA são padrão. Se precisar de mais informações, estas podem ser encontradas no Guia do Utilizador do NVDA.

A actualizar

Ao actualizar o extra, se tiver instalado o TeleNVDA no ambiente de trabalho seguro, recomenda-se que actualize também a cópia no ambiente de trabalho seguro.

Para o fazer, primeiro actualize o seu addon existente. Depois abra o menu do NVDA, preferências, definições gerais, e prima o botão "Use current saved settings on the logon and other secure screens (requires administrator privileges)".

Iniciar uma sessão remota através de um servidor de retransmissão

No computador a ser controlado

  1. Abrir o menu do NVDA, Ferramentas, Remoto, Ligar. Ou prima directamente NVDA+alt+page para cima. Este atalho pode ser modificado a partir do diálogo definir comandos do NVDA.
  2. Escolher cliente no primeiro botão de rádio.
  3. Seleccionar Permitir que esta máquina seja controlada no segundo conjunto de botões de rádio.
  4. No campo host, introduza o host do servidor ao qual se está a ligar, por exemplo remote.nvda.es. Quando o servidor em particular utiliza uma porta alternativa, pode introduzir o anfitrião na forma <host>:<port> por exemplo remote.nvda.es:1234. Se estiver a ligar a um endereço IPV6, introduza-o entre parênteses rectos, por exemplo [2603:1020:800:2::32].
  5. Introduza uma senha no campo senha, ou prima o botão gerar senha. A senha é o que outros irão utilizar para controlar o seu computador. A máquina a ser controlada e todos os seus clientes precisam de utilizar a mesma senha.
  6. Prima ok. Uma vez terminado, ouvirá um tom e ligar-se-á. Se o servidor incluir uma mensagem do dia, esta será mostrada numa caixa de diálogo. Verá este diálogo sempre que se ligar ou apenas na primeira vez, dependendo da configuração do servidor.

Na máquina que vai ser o computador de controlo

  1. Abrir o menu do NVDA, Ferramentas, Remoto, Ligar. Ou prima directamente NVDA+alt+page para cima. Este atalho pode ser modificado a partir do diálogo definir comandos do NVDA.
  2. Escolher cliente no primeiro botão de rádio.
  3. Seleccionar Controlar outra máquina no segundo conjunto de botões de rádio.
  4. No campo host, introduza o host do servidor ao qual se está a ligar, por exemplo remote.nvda.es. Quando o servidor em particular utiliza uma porta alternativa, pode introduzir o anfitrião na forma <host>:<port> por exemplo remote.nvda.es:1234. Se estiver a ligar a um endereço IPV6, introduza-o entre parênteses rectos, por exemplo [2603:1020:800:2::32].
  5. Introduza uma senha no campo senha, ou prima o botão gerar senha. A máquina a ser controlada e todos os seus clientes precisam de utilizar a mesma senha.
  6. Prima ok. Uma vez terminado, ouvirá um tom e ligar-se-á. Se o servidor incluir uma mensagem do dia, esta será mostrada numa caixa de diálogo. Verá este diálogo sempre que se ligar ou apenas na primeira vez, dependendo da configuração do servidor.

Aviso de Segurança da Ligação Remota do NVDA

Se se ligar a um servidor sem um certificado SSL válido, receberá um aviso de segurança de ligação.

Isto pode significar que a sua ligação é insegura. Se confiar nesta impressão digital do servidor, pode premir "Connect" para ligar uma vez, ou "Connect and do not ask again for this server" para ligar e guardar a impressão digital.

Ligações directas

A opção servidor no diálogo de ligação permite estabelecer uma ligação directa.

Uma vez seleccionado, seleccione em que modo o seu fim de ligação estará.

A outra pessoa ligar-se-á a si usando o oposto.

Uma vez seleccionado o modo, pode utilizar o botão Obter IP externo para obter o seu endereço IP externo e certificar-se de que a porta introduzida no campo da porta é reencaminhada correctamente. Se estiver activado no seu router, pode reencaminhar a porta utilizando UPNP antes de efectuar a verificação da porta.

Se o portcheck detectar que a sua porta (6837 por defeito) não é alcançável, aparecerá um aviso.

Encaminhe a porta e tente novamente. Além disso, certifique-se de que o processo NVDA é permitido pelo firewall do Windows.

Nota: O processo de encaminhamento de portas, activação de UPNP ou configuração da firewall do Windows está fora do âmbito deste documento. Consulte as informações fornecidas com o seu router para obter mais instruções.

Insira uma senha no campo senha, ou pressione gerar. A outra pessoa precisará do seu IP externo juntamente com a senha para se ligar. Se introduziu uma porta diferente da indicada por defeito (6837) no campo de porta, certifique-se de que a outra pessoa anexa a porta alternativa ao endereço de anfitrião no formulário <ip&gt externo;:<port>.

Se pretender reencaminhar a porta escolhida utilizando UPNP, active a caixa de verificação "Utilizar UPNP para reencaminhar esta porta, se possível".

Uma vez premido o botão ok, será estabelecida a ligação. Quando a outra pessoa estabelecer a ligação, pode utilizar o TeleNVDA normalmente.

A controlar o computador remoto.

Uma vez a sessão ligada, o utilizador da máquina controladora pode premir f11 para começar a controlar a máquina remota (por exemplo, enviando teclas de teclado ou entrada em braille). Este atalho pode ser alterado a partir do Diálogo de definir comandos no NVDA.

Quando o NVDA diz que controla a máquina remota, o teclado e as teclas de visualização em braille que premir irão para a máquina remota. Além disso, quando a máquina controladora estiver a utilizar um ecrã braille, a informação da máquina remota será mostrada no mesmo. Prima novamente f11 para parar de enviar as teclas e voltar para a máquina controladora.

Para melhor compatibilidade, por favor assegurar que os layouts do teclado em ambas as máquinas coincidem.

A partilhar a sua sessão

Para partilhar uma ligação para que outra pessoa possa entrar facilmente na sua sessão do TeleNVDA, seleccione Copiar ligação no menu Remoto. Também pode atribuir atalhos a partir do diálogo definir comandos do NVDA para acelerar esta tarefa.

Pode escolher entre dois formatos de ligação. O primeiro é compatível com o NVDA Remote e o TeleNVDA, e é o mais recomendado actualmente. O segundo é compatível apenas com o TeleNVDA.

SE estiver ligado como computador de controlo, esta ligação permitirá que outra pessoa se ligue e seja controlada.

Se, em vez disso, tiver configurado o seu computador para ser controlado, a ligação permitirá que as pessoas com quem o partilha controlem a sua máquina.

Muitas aplicações permitirão aos utilizadores activar esta ligação automaticamente, mas se não for executada a partir de uma aplicação específica, pode ser copiada para a área de transferência e executada a partir do diálogo de execução.

Note que a ligação partilhada pode não funcionar se a copiar de um servidor que esteja a funcionar em modo de ligação directa.

Enviar ctrl+alt+del

Enquanto envia teclas, não é possível enviar normalmente a combinação CTRL+Alt+del.

If you need to send CTRL+Alt+del, and the remote system is on the secure desktop, use this command. You can also assighn a gesture for this command in the input Gestures dialog.

Enviar tecla de alternância entre computador local e remoto

Normalmente quando se pressiona o atalho atribuído para alternar entre a máquina local e a máquina remota, este não será enviado para a máquina remota; em vez disso, irá alternar entre a máquina local e a máquina remota.

Se precisar de enviar este ou qualquer atalho para a máquina remota, pode anular este comportamento para o próximo atalho imediato, activando o script do próximo atalho ignorar.

Por defeito, este script é atribuído à tecla de controlo + f11. Este atalho pode ser alterado a partir do Diálogo de definir comandos no NVDA.

Quando este extra for chamado, o próximo atalho será ignorado e será enviado para a máquina remota, incluindo o atalho para activar o extra do próximo atalho de ignorar. Uma vez que o próximo atalho tenha sido enviado, voltará ao comportamento habitual.

Controlo remoto de um computador desacompanhado

Por vezes, pode desejar controlar um dos seus próprios computadores à distância. Isto é especialmente útil se estiver a viajar, e se desejar controlar o seu PC de casa a partir do seu portátil. Ou, pode querer controlar um computador numa divisão da sua casa enquanto está sentado ao ar livre com outro PC. Uma preparação um pouco avançada torna isto conveniente e possível.

  1. Entrar no menu do NVDA, e escolher Ferramentas, depois Remoto. Finalmente, prima Enter em Opções.
  2. Marque a caixa que diz, "Auto connect to control server on startup".
  3. Seleccione se pretende utilizar um servidor de retransmissão remota ou alojar localmente a ligação. Se decidir alojar a ligação, pode tentar reencaminhar portas utilizando UPNP, marcando a caixa de verificação fornecida.
  4. Seleccionar Permitir que esta máquina seja controlada no segundo conjunto de botões de rádio.
  5. Se for o próprio anfitrião da ligação, terá de assegurar que a porta introduzida no campo de porta (6837 por defeito) na máquina controlada pode ser acedida a partir das máquinas controladoras.
  6. Se desejar utilizar um servidor de retransmissão, preencha ambos os campos Host e senha, tab para OK, e prima Enter. A opção Gerar senha não está disponível nesta situação. O melhor é criar uma senha de que se lembre, para que a possa utilizar facilmente a partir de qualquer local remoto.

Para utilização avançada, pode também configurar o NVDA Remote para se ligar automaticamente a um servidor de retransmissão local ou remoto em modo de controlo. Se o desejar, seleccione Controlar outra máquina, no segundo conjunto de botões de rádio.

Nota: A ligação automática nas opções relacionadas com o arranque no diálogo de opções não se aplica até que o NVDA seja reiniciado.

Discurso silencioso no computador remoto

If you do not wish to hear the remote computer's speech or NVDA specific sounds, simply access the NVDA menu, Tools, and Remote. Arrow down to Mute Remote, and press Enter. You can assign a gesture to this option from the NVDA Input Gestures dialog. Please note that this option will not disable remote braille output to the controlling display when the controlling machine is sending keys.

You can mute permanently the remote speech while you work on your local machine by enable that setting from the TeleNVDA category on the NVDA settings dialog.

Fim de uma sessão remota

Para terminar uma sessão remota, faça o seguinte:

  1. No computador de controlo, prima F11 para parar de controlar a máquina remota. Deve ouvir ou ler a mensagem: "Controlando a máquina local" Se em vez disso ouvir ou ler uma mensagem de que está a controlar a máquina remota, premir F11 mais uma vez.
  2. Aceder ao menu NVDA, depois Ferramentas, Remoto, e premir Enter em Desconectar.

Em alternativa, pode pressionar NVDA+alt+página para desligar directamente a sessão. Este atalho pode ser alterado a partir do Diálogo definir comandos do NVDA. Para manter a outra extremidade segura, pode premir este gesto enquanto envia as teclas para desligar o computador remoto.

Push clipboard

A opção Push clipboard no menu remoto permite-lhe enviar texto do seu clipboard.

Quando activado, qualquer texto na área de transferência será enviado para as outras máquinas.

Envio de ficheiros

A opção Enviar ficheiro no menu remoto permite-lhe enviar pequenos ficheiros para todos os membros da sessão, incluindo a máquina controlada. Note que só pode enviar ficheiros de tamanho inferior a 10 MB. O envio ou recepção de ficheiros em ecrãs seguros não é permitido.

Tenha também em atenção que o envio de ficheiros pode consumir demasiado tráfego de rede no servidor, dependendo do tamanho do ficheiro, dos computadores ligados à mesma sessão e da quantidade de ficheiros enviados. Contacte o administrador do servidor e pergunte-lhe se o tráfego é cobrado. Nesse caso, considere a possibilidade de utilizar outra plataforma para trocar ficheiros.

Quando o ficheiro é recebido nas máquinas remotas, aparecerá uma caixa de diálogo Guardar como diálogo, permitindo-lhe escolher onde guardar o ficheiro.

Configuração do TeleNVDA para trabalhar num ambiente de trabalho seguro

Para que o TeleNVDA possa funcionar no ambiente de trabalho seguro, o addon deve ser instalado no NVDA a funcionar no ambiente de trabalho seguro.

  1. A partir do menu do NVDA, seleccionar Preferências e depois Definições Gerais.
  2. Tab para o botão usar as configurações no ecrã de entrada e noutras janelas seguras (requer privilégios de administrador), e prima Enter.
  3. Responda Sim aos pedidos relativos à cópia das suas definições e sobre a cópia de plugins, e responda ao pedido de Controlo de Conta de Utilizador que possa aparecer.
  4. Quando as definições são copiadas, prima Enter para ativar o botão OK. Tab para OK e Enter mais uma vez para sair do diálogo.

Uma vez instalado o TeleNVDA no ambiente de trabalho seguro, se estiver actualmente a ser controlado numa sessão remota, terá acesso à fala e ao braille no ambiente de trabalho seguro quando mudar para ele.

Limpeza de impressões digitais de certificados SSL

Se já não quiser confiar nas impressões digitais do servidor em que confiou, pode apagar todas as impressões digitais de confiança premindo o botão "Apagar todas as impressões digitais de confiança" no diálogo Opções.

Utilizar um serviço de controlo de porta personalizado

Por predefinição, o TeleNVDA verifica as portas abertas utilizando um serviço fornecido pela comunidade espanhola do NVDA. Pode alterar o URL do serviço na caixa de diálogo das opções. Certifique-se de que a porta a verificar faz parte do URL personalizado e que os resultados são devolvidos no formato esperado. Um script de amostra de verificação de portas é distribuído no repositório TeleNVDA, pelo que pode alojar a sua própria cópia, se desejar.

A alterar o TeleNVDA

Este projecto está coberto pela Licença Pública Geral GNU, versão 2 ou posterior. Pode clonar este repo para fazer alterações ao TeleNVDA, desde que leia, compreenda e respeite os termos da licença. O módulo MiniUPNP está licenciado sob uma licença BSD-3 clause.

dependências de terceiros

Podem ser instaladas com pip:

  • Markdown
  • scons

Para construir o manipulador de URL executável, é necessário o Visual Studio 2019 ou posterior.

Para preparar o extra para distribuição:

  1. Abra uma linha de comando, mude para a raiz de this repo
  2. Executar o comando scons*. O extra criado, se não houver erros, é colocado no directório actual.