Verificar comandos de Entrada

  • Autor: Oleksandr Gryshchenko
  • Versão: 1.0
  • Compatibilidade com o NVDA: 2019.3 e seguintes
  • Baixar versão estável

Encontrar e corrigir conflitos de comandos de entrada no NVDA e nos extras. O termo geral "comandos de entrada" inclui comandos de teclado, comandos introduzidos a partir de teclados em Braille e gestos de ecrãs tácteis.

Cada um dos extras instalados pode fazer alterações à configuração do NVDA adicionando ou reatribuindo comandos de entrada existentes. Se os mesmos comandos de entrada estiverem ligados a várias funções, será impossível chamar algumas delas.

Procura de comandos duplicados

Para detectar comandos duplicados, chamar o menu do NVDA, ir ao submenu "Ferramentas", depois - "Verificar comandos de Entrada" e activar o item de menu "Procurar comandos duplicados...".

Depois disto, todos os comandos de entrada utilizados no NVDA serão verificados pela ordem seguinte:

  1. globalCommands;
  2. globalPlugins.

Se forem detectados os mesmos comandos de entrada, que estejam atribuídos a diferentes funções, a sua lista será mostrada numa caixa de diálogo separada.

Após pressionar a tecla Enter no item da lista seleccionada, a função NVDA correspondente será seleccionada e aberta no diálogo padrão "comandos de entrada...", onde poderá apagar ou reatribuir o comando associado.

Nota: Como sabe, as funcionalidades que não têm uma descrição de texto não aparecem no diálogo "comandos de entrada...". Portanto, depois de activar tal elemento, será mostrado o aviso correspondente.

Comandos sem descrição

Para ver a lista de comandos ligados com funções sem descrição de texto, se forem encontrados na sua configuração do NVDA, tem de chamar o menu NVDA, ir ao submenu "Ferramentas", depois - "comandos sem descrição...".

Tais funcionalidades não aparecem no diálogo padrão de "comandos de entrada..." do NVDA, pelo que ainda não é possível apagar ou reatribuir os comandos que lhes estejam associados.

Ajuda

Uma maneira de ver esta página de ajuda é chamar o menu NVDA, ir ao submenu "Ferramentas", depois - "Verificar comandos de Entrada", e activar "Ajuda".

Nota: Todas as funcionalidades do extra são apresentadas no diálogo "comandos de Entrada" do NVDA e pode atribuir os seus próprios atalhos de teclado a cada um deles.

Contribuições

Estamos muito gratos a todos os que fizeram o esforço de desenvolver, traduzir e manter este extra:

  • Wafiqtaher - tradução árabe;
  • Ângelo Miguel Abrantes - Tradução portuguesa;
  • Cagri Dogan - Tradução turca.

Registo de Alterações

Versão 1.0

  • implementou-se a pesquisa de comandos de entrada duplicados;
  • implementada pesquisa de comandos de entrada ligados a funções sem um texto de descrição.

Alteração do código fonte

Pode clonar este repo para fazer alterações ao extra verificação dos comandos de Entrada do NVDA.

Dependências de terceiros

Estes podem ser instalados com pip:

  • markdown
  • scons
  • python-gettext

Para preparar o extra para distribuição

  1. Abrir uma linha de comando, mudar para a raiz deste repo
  2. Executar o comando scons*. O extra criado, se não houver erros, é colocado no directório actual.