Auxiliar de Depuração (Debug Helper)

O propósito deste extra é facilitar a depuração do NVDA. Novos recursos serão adicionados com base nas sugestões do utilizador. Todos os e-mails ou problemas/questões devem ser colocados no GitHub feedback ou idéias de recursos são bem-vindos.

Comandos

  • NVDA+Shift+F1: Insere uma linha de marcação no log do NVDA.

Explicação e uso

Quando pressiona a tecla de comando, o extra insere uma linha como a seguinte, no log do NVDA (no nível Informações):

-- Marcador 1 --

Também falará: "guardado no log Marcador 1!"

Se pressionar a tecla novamente, obterá:

-- Marcador 2 --

e "Guardado no log Marcador 2!" será falado.

Digamos, por exemplo, que estava prestes a executar uma série de tarefas que sabe que vão gerar uma grande quantidade de erros, no log do NVDA. Quer publicar as partes relevantes do seu log numa lista de discussão ou no rastreador de problemas do NVDA no GitHub. Mas não deseja percorrer todo o seu log para encontrar o conteúdo de que precisa. Assim sendo, usa este extra para inserir o marcador 1, logo antes de executar o que causa o primeiro erro. Se souber que algo mais irá originar erros adicionais ou um tipo diferente de falhas, insira outro marcador, para separar esse erro do anterior, ou então poderá dizer "era isto que eu estava a fazer, inserindo o marcador 3, onde ocorreram alguns erros." Outro exemplo: ao usar algum aplicativo, acontece algo que causa um erro (talvez ouça o som do erro do Windows). necessita encontrar esse erro mais tarde, mas não quer parar de trabalhar e guardar o log agora. Então usa este extra novamente, para inserir um marcador no seu log. Desta vez, o marcador aparecerá após os erros no seu log, e não antes. em conclusão:os marcadores irão ajudá-lo a dividir as secções importantes do seu registo do NVDA.

As linhas de marcador podem ser facilmente procuradas com o comando "localizar" num editor de texto como o Bloco de Notas (Notepad) ou o Notepad++. Além disso, por padrão, será inserida uma linha em branco acima de cada marcador. Também é possível inserir Linhas em branco após o marcador. As linhas em branco podem ser úteis se estiver a usar o visualizador de logs do NVDA ou outro editor de texto e quiser usar as teclas de seta para ler rapidamente para cima/baixo no log, para encontrar um marcador específico. É fácil detectar a expressão "em branco" no meio de um texto que esteja a ser falado, à medida que se move rapidamente pelo log. Se a sua leitura for muito rápida, poderá precisar de mais de uma linha em branco, o que pode ser ajustado nas configurações.

Nota: A contagem de marcadores persistirá depois do recarregamento de plug-ins (NVDA+Control+F3), mas será reiniciada se reiniciar o NVDA.

Configuração:

Na secção "Configurações", nas Preferências do NVDA, encontrará uma categoria chamada "Auxiliar de Depuração". No diálogo de configurações, pode alterar o número de linhas em branco inseridas antes e depois de cada linha de marcador. O padrão é uma linha antes e zero depois, embora possa usar de 0 a 10 linhas para ambos os parâmetros. Na categoria "Definir comandos" pode alterar o NVDA+Shift+F1 para uma sequência de teclas à sua escolha.

Alterações

  • Versão 1.0.2 (2019-08-28)

    • Tradução e limpeza de código.
  • Versão 1.0.1 (2019-08-26)

    • Versão de correção de falha menor para provavelmente corrigir um problema de instalação em determinadas versões do Windows.
  • Versão 1.0 (2019-08-22)

    • Versão inicial. Incluindo os seguintes recursos:

      • Capacidade de criar linhas de marcadores numeradas no log (no nível de informações).
      • Capacidade de adicionar de 0 a 10 linhas em branco antes e depois de cada linha de marcador.
      • Configuração através do sistema de diálogo de configurações do NVDA.