Developer Toolkit
- Autor: Andy Borka
- baixar versão estável
- baixar a versão em desenvolvimento
- Compatibilidade com o NVDA: 2019.1 a 2020.1
O kit de ferramentas para programadores (DTK) é um extra para o NVDA que ajuda os programadores cegos e deficientes visuais a criar, de forma independente, interfaces de utilizador e conteúdos web visualmente apelativos. Fornece atalhos que lhe permitem navegar através de objectos e obter informações sobre eles, tais como o seu tamanho, posição, e características. Para começar a utilizar o DTK, coloque o foco num controlo, depois prima ALT+WINDOWS+K. Para o desactivar, prima novamente ALT+WINDOWS+K. Quando estiver na web, prima NVDA+ESPAÇO* para colocar o NVDA no Modo de Foco e pressione NVDA+SHIFT+ESPAÇO para desactivar a Navegação por Letra Única.
Comandos
Os seguintes comandos estão disponíveis quando o DTK está activado.
- ALT+WINDOWS+K* - Activa ou desactiva as funcionalidades do DTK.
- seta ESQUERDA - Move para anterior do mesmo nível.
- Seta Direita - move para o próximo do mesmo nível.
- Seta acima - move para ascendente.
- Seta abaixo - move para o primeiro descendente.
- CTRL+HOME** - Move para o ascendente de nível mais elevado.
- HOME - Move para o primeiro ascendente daquela categoria, se houver algum.
- A - Em conteúdos da web, lê os atributos do HTML. pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- B - diz a posição da extremidade inferior do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- SHIFT+B* - diz a distância entre a borda inferior do objecto e a borda inferior do ascendente relativo. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- C - diz o número de elementos contidos no interior do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- control+c* - Alterna entre valores de cor RGB, Hex, e valores dos nomes das cores.
- CTRL+D* - Activa ou desactiva mensagens detalhadas.
- F - Nos conteúdos da web, diz a fonte do objecto e a informação de formatação. pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- H* - diz a altura do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- L* - diz a posição da extremidade esquerda do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- n* - Diz o nome do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- CTRL+P* - Define o objecto ascendente relativo para obter o tamanho/localização dos objectos.
- P - diz o nome do objecto ascendente relativo. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- R - Diz a posição do canto direito do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- SHIFT+R - diz a distância entre a borda direita do objecto e a borda direita do ascendente relativo. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- ALT+R - Diz o tipo de papel/controlo do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para o copiar para a área de transferência.
- S* - diz o número de elementos do mesmo nível em relação ao objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- SHIFT+S* - Diz os estados de controlo do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para o copiar para a área de transferência.
- T* - Diz a posição da borda superior do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- V - Diz a versão do Developer toolkit. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- W* - Diz a largura do objecto. Pressione duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
Notas:
- Ao utilizar a tecla home ou qualquer versão modificada da tecla home, a utilização da tecla numpad home falha porque o NVDA enviará a tecla numpad7 em vez de uma tecla numpadHome. Outros extras de teclado que tentarem reatribuir o numpad7 à tecla de origem falharão neste complemento.
Ao utilizar a funcionalidade ascendente relativo, o DTK definirá o ascendente relativo para a área de trabalho nas seguintes condições.
- O objecto sob o foco e o ascendente relativo são o mesmo.
- O objecto ascendente relativo não é um derivado directo do objecto focado.
O DTK não pode aceder a informações tais como regras CSS, acolchoamento, fronteiras, ou índice z. Para o fazer é necessário aceder a elas fora do contexto NVDA, o que apresenta uma preocupação de segurança para os utilizadores.
Problemas conhecidos
- A lista personalizável de atributos de fontes encontrada nas definições do kit de ferramentas do Developer pode ser de utilização incómoda. Esta é uma limitação encontrada na biblioteca de interface de utilizador do NVDA.
Histórico de versões
20.04
- Adicionado um comando (home) que dá a capacidade de se mudar para o objecto ascendente relativo definido.
20.03
- adicionado um comando(ALT+R) que obtém o tipo de controlo do objecto actualmente focado. Exemplos incluem botão, item de lista, lista, caixa de verificação, e secção.
- Adicionado um comando (SHIFT+S) que obtém os estados de controlo do objecto actualmente sob o foco. Exemplos incluem sob o foco, focalizável, seleccionado, verificado, pressionado, e só de leitura.
- Removido o apoio à identificação única do IAccessible porque não é fiável na maioria dos contextos.
- Abreviado o número da versão para xx.yy onde xx são os dois últimos dígitos do ano corrente, e yy é o número de actualização para o ano corrente. Assim, 20.03 é a terceira grande actualização em 2020.
2020.2
- Starting DTK retains the cursor’s current position in web content. If the object under the caret can’t gain focus, DTK will place focus on the first available ancestor.
- Removido o suporte de legado para cadeias unicode.
- Removido o conjunto de ferramentas de desenvolvimento activado/desactivado da caixa de diálogo de configurações do conjunto de ferramentas de desenvolvimento encontrada no menu do NVDA>preferências>configurações. Os utilizadores ainda podem activar/desactivar as funcionalidades premindo alt+windows+k.
Os atributos de formatação obtidos ao pressionar 'f' quando o kit de ferramentas do Desenvolvedor está activado são agora configuráveis em preferências>configurações>Ferramentas do Desenvolvedor.
- Adicionar novos atributos de formatação pressionando o botão 'novo atributo'. Introduzir um nome de um atributo de formatação válido, pressionar tab para o colocar na lista, depois pressionar escape para sair do modo de edição.
- Remover um atributo seleccionando-o na lista, depois pressionando o botão 'Apagar atributo'.
- Renomear um atributo premindo o botão 'Renomear atributo', digitando um novo nome, premindo o separador para o colocar na lista, depois premindo escape para sair do modo de edição.
- Mover um atributo para cima na lista seleccionando-o e pressionando o botão 'Mover para cima'. Repetir isto até atingir o local desejado na lista.
- Mova um atributo para baixo na lista seleccionando-o e pressionando o botão 'Mover para baixo'. Repetir isto até atingir o local desejado na lista.
Os utilizadores têm agora a capacidade de alterar a forma como os valores de cor são mostrados ao mesmo tempo que obtêm informações de formatação. A definição é encontrada em preferências>configurações >Ferramentas de desenvolvimento, depois escolha um formato de exibição de cor. O formato de exibição de cor também pode ser alterado pressionando control+c enquanto as funcionalidades do kit de ferramentas do Desenvolvedor estão activadas.
- RGB - Valor vermelho/verde/azul. Define uma cor através de uma combinação de cores vermelho, verde, azul. Bom para a arte gráfica, especialmente cores não seguras para a web.
- Hex - cadeia que começa com um '#' e é seguida por 6 caracteres que consistem em 1-0 e A-F. Normalmente bom para o conteúdo da web.
- Nome* - O valor humano legível para a cor. Bom para uso geral e verificação de outros formatos de valor de cor.
2020.1.1
- Melhoria do suporte unicode.
2020.1.0
- Os desenvolvedores têm agora a capacidade de se concentrarem em áreas mais pequenas das suas interfaces de utilizador, pressionando CTRL+p para definir um objecto ascendente relativo. Utilize um objecto ascendente relativo como ponto de referência ao obter informação sobre tamanho e localização. Para utilizar esta funcionalidade, active as funcionalidades DTK, navegue até ao objecto para utilizar como ascendente relativo, depois pressione CTRL+p. Em seguida, volte ao seu trabalho como habitualmente.
- Pressione a letra p enquanto trabalha no DTK para obter o nome do objecto ascendente relativo. Carregar duas vezes rapidamente para copiar para a área de transferência.
- Utilizar SHIFT+b para obter a distância entre a borda inferior do objecto focado e a borda inferior relativa dos objectos ascendentes. As funcionalidades do DTK devem permitir a utilização desta funcionalidade.
- Use SHIFT+r para obter a distância entre a borda direita do objecto focado e a borda direita relativa dos objectos ascendentes. As funcionalidades do DTK devem permitir a utilização desta funcionalidade.
- O DTK trata agora facilmente dos interruptores de perfil de configuração.
- Removido o '-preview' do número de versão para evitar problemas de número de versão com o actualizador de add-on.
2020.0 pré-visualização
- Alteração do número da versão para 2020.0 para reflectir a mudança iminente para Python 3.
- Adicionada a compatibilidade com o Python 3.
- adicionado um novo comando, "n" que diz o nome do objecto. Se não for atribuído um, diz a palavra "n" como o nome do objecto.
- O DTK já não adiciona painéis de configurações duplicados na janela de configurações do NVDA ao recarregar add-ons.
2019.1.2
- O DTK irá agora reportar valores de tamanho e posição se forem 0.
- A navegação honra agora a definição de mensagens detalhadas.
- Tornou mais concisa a comunicação de informação sobre tamanho/posição.
- Melhorias na estabilidade.
2019.1.1
- O DTK já não tentará carregar-se a si próprio várias vezes ao anunciar o número da versão.
- As funcionalidades do DTK serão desactivadas na instalação. Anteriormente, as funcionalidades do DTK eram activadas na instalação. Isto é diferente de activar ou desactivar o add-on na janela de ferramentas do NVDA>gerir add-ons.
- As mensagens apresentadas ao utilizador podem agora conter caracteres não-ascii.
- Pressionar comandos como a, b, c, f, h, l, r, s, t, v, e w já não interrompem o NVDA quando se copia para a área de transferência.
2019.1
- Resolvido um problema de compatibilidade onde o DTK declarava uma versão mínima do NVDA que ainda não tinha sido lançada.
2019.0 (Versão inicial estável)
- Construção inicial com navegação básica.