Anotações Melhoradas

  • Authors: George Kerscher, Noelia Ruiz Martínez

No DAISY Consortium, são desenvolvidas as melhores práticas para editores e autores para fornecer descrições (longas) alargadas.

As melhores práticas utilizam o elemento de detalhes HTML que segue a imagem, ou um link para outro ficheiro que contém a descrição alargada.

Em ambas as opções, o utilizador teria de passar para os detalhes ou para a ligação e activá-la.

Ter uma tecla para colocar o foco nos detalhes ou a ligação é o ideal.

As nossas melhores práticas recomendam que os detalhes ou a ligação sigam imediatamente a imagem, e se a ligação for seguida, deve ser fornecida uma ligação de retorno para o local exacto. Isto torna seguro que o utilizador não se perderá.

No entanto, é provável que os autores na natureza coloquem a descrição extensa (longa) em quase qualquer lugar. Nestes casos, o utilizador gostaria de regressar à imagem e, por conseguinte, à necessidade de uma forma de regressar à imagem original.

Este extra fornece ambas as características, em apoio a esta questão aberta no repositório da NVDA.

Comandos:

  • NVDA+alt+d: move o cursor para o elemento identificado com aria-detalhes.
  • NVDA+alt+shift+d: moves the cursor to the original element, for example, an image with furter details like a long description. If NVDA+alt+d has been pressed several times to move to related annotations, it'll be possible to go back to each origin.

Os comandos acima podem ser modificados a partir do menu da NVDA, submenu Preferências, diálogo definir comandos, categoria Modo de navegação.

Changes for 2.0

  • Added ability to move back through multiple annotation origins.
  • Requires NVDA 2023.1 or later.