Complemento Lambda para NVDA (Lambda Add-On for NVDA)

Esse projeto é um appModule (módulo de aplicativo) para o Software LAMBDA. Foi inspirado no trabalho de Peter Lecky na Universidade Comenius. LAMBDA (Acesso Linear à Matemática para Dispositivos Braille e síntese de Áudio — Linear Access to Mathematic for Braille Device and Audio-synthesis) é um software que ajuda as pessoas cegas a ler e escrever matemática usando uma linha braille e/ou um sintetizador de fala. LAMBDA é o resultado de um Projeto da UE (União Europeia). Para mais informações sobre o LAMBDA, visite https://www.lambdaproject.org/.
A versão atual do complemento possui tabelas braille para os idiomas Italiano e Espanhol e sua interface está disponível na maioria dos idiomas oficiais do NVDA, porque é traduzida pela comunidade de traduções do NVDA. Se você é um usuário não italiano do LAMBDA e gostaria de contribuir com o porte da tabela braille em seu idioma, entre em contato com o autor (veja abaixo) ou inscreva-se na lista de discussão do projeto.

Atenção: Esse complemento foi desenvolvido por Alberto Zanella como uma atividade voluntária. Nem o autor ou os colaboradores estão envolvidos na venda e / ou desenvolvimento do software Lambda. Se você precisar de mais informações sobre o Lambda, ou precisar de suporte sobre como usá-lo, entre em contato com o seu distribuidor local. Se você encontrar alguma dificuldade ao usar ou instalar este complemento, entre em contato com o autor ou use o link "Issues" (Questões/Problemas) na página do projeto do Github.

Repositório Oficial no Github

Recursos do Complemento:

Suporte de fala:

  • Diálogo e menus são informados corretamente;
  • Suporte natural à fala para fórmulas matemáticas usando o mecanismo de matemática Lambda, ou seja, "compound root 3 sep compound root 3 x plus 24, close compound root, minus 3 equals 0";
  • implementada a leitura por caractere, palavras, linhas e Leitura Contínua;
  • Fala quando um bloco de texto é selecionado ou estendido (usando CTRL+B e SHIFT+CTRL+B);
  • Fala ao mover-se no editor de texto usando comandos padrão do Windows e comandos específicos do Lambda;
  • Os modos de fala estendida e curta são suportados (pode selecioná-lo usando o menu Ferramentas no Lambda);
  • Diálogos especiais como modo de estrutura, calculadora e janela de matriz agora são relatados corretamente e o NVDA lê corretamente ao mover o cursor ou quando um novo texto é digitado;
  • O eco de digitação usa o processador de texto Lambda, para que símbolos e marcadores sejam relatados corretamente.

Suporte a braille:

  • O complemento é instalado (dentro do diretório de perfil do usuário) e ativa uma tabela braille personalizada. Esta tabela pode ser diferente para diferentes idiomas. As tabelas braille personalizadas foram feitas com as do plug-in Lambda para JAWS (arquivo jbt). Por conseguinte, símbolos e marcadores são representados usando os mesmos padrões de pontos;
  • O complemento cria um perfil NVDA para uma configuração braille padrão. Por isso, a saída é configurada para a tabela braille personalizada somente quando o aplicativo Lambda está ativo;
  • Diálogos e menus são informados corretamente em braille;
  • O conteúdo do editor é renderizado corretamente em braille e o usuário pode se mover usando as teclas de rolagem em braille ou as teclas de roteamento do cursor;
  • A partir da versão 1.1.0 do complemento, há duas maneiras pelas quais o texto no editor Lambda é renderizado: "Modo plano" e "Modo não Plano". Quando o "Modo plano" estiver ativado, o NVDA usará o Display Model (Modelo de Exibição) para recuperar informações do editor e determinar a posição do cursor. Isso é especialmente benéfico quando o usuário precisa se movimentar na tela, mesmo em espaços em branco. Quando o "Modo Plano" está definido como "desativado", a renderização de texto na tela em braille fica mais estável, pois o NVDA usa a API do Windows para recuperá-lo. No entanto, quando o cursor é movido em espaços em branco ao lado do final da linha de texto, a linha braille não segue o cursor real, desde que um espaço não em branco seja adicionado pelo usuário.

O "modo plano" está ativo por padrão. Você pode ativar ou desativar o "modo plano" pressionando NVDA+SHIFT+F.

É altamente recomendável desativar o Modo Plano se você estiver usando DPI personalizado no Windows (opção de dimensionamento personalizado), especialmente quando tiver configurações de tela com mais de 96 dpi (maiores que 100%).

  • A estrutura das caixas de diálogo está mais fácil, informações repetidas foram removidas;
  • A seleção será marcada corretamente usando os pontos 7 e 8, e a marcação será atualizada corretamente enquanto os comandos padrão do Windows (SHIFT+SETAS) ou comandos específicos do Lambda (CTRL+B, CTRL+SHIFT+B) são pressionados.

Antes de começar a usar este complemento.

Este complemento cria um perfil NVDA chamado "lambda" associado ao aplicativo "lambda.exe". O perfil define automaticamente todas as opções de braille: a tabela de braille personalizada, as configurações de compartilhamento de foco e modo plano.

Se um perfil anterior com o mesmo nome estiver presente em seu sistema, o complemento não o substituirá e você deverá ajustar manualmente seu perfil de configuração.

Para evitar essa situação, se você tiver configurações específicas que gostaria de preservar, use o "Assistente para Reverter Perfil LAMBDA". O atalho para iniciar esta ferramenta é NVDA+alt+r (quando focalizado no LAMBDA).

Uma opção fácil também é excluir as versões antigas do perfil "lambda" após a instalação do complemento. Para fazer isso, abra o menu NVDA, selecione o item do menu "Perfis de configuração" e pressione ENTER.

No diálogo Perfis de configuração, poderá localizar e excluir o perfil "lambda". O perfil será recriado na próxima vez que o aplicativo Lambda for iniciado.

Excluir o perfil "lambda" também deve ser uma solução fácil quando o complemento tiver algum problema. Por exemplo, se a tabela braille não estiver configurada corretamente, em vez de configurar manualmente o perfil, você pode simplesmente excluí-lo. O complemento criará um novo na próxima vez que você carregar o editor Lambda.

Cada vez que o editor Lambda é iniciado, esse complemento verifica se existe um perfil com o nome "lambda". Caso contrário, ele gera automaticamente um perfil com o seguinte formato:

nome do arquivo : dadosDoUsuário\profiles\lambda.ini :

[braille]
    readByParagraph = False
    tetherTo = focus
    translationTable = caminho-para-o-diretório-de-tabelasBraille-do-complemento\nomeDaTabela

[lambda]
    brailleFlatMode = True

Onde :

  • caminho-para-diretório-da-tabelaBraille-do-complemento : é o caminho absoluto do diretório do complemento + " abelasBraille"
  • nomeDaTabela : depende do idioma ativo do NVDA. Atualmente, apenas as tabelas braille italiana e espanhola "lambda-ita.utb" e "lambda-esp.utb", respectivamente, estão presentes.

Atalhos de teclado do complemento:

  • NVDA+Shift+f: Ativa ou desativa o modo plano em braille;
  • NVDA+alt+r: Abra o "Assistente para Reverter Perfil LAMBDA";
  • **NVDA+d: Linhas duplicadas (use isso em vez de control+d).

Problemas conhecidos:

Devido a uma falha (bug) presente no LAMBDA, o complemento fornece uma lógica extra que relata espaços em branco. Essa lógica pode falhar nas seguintes situações:

  • Quando palavras como "space" (espaço), "spazio" "Espacio" etc. são inseridas no texto, elas podem ser informadas pelo NVDA como a tradução local do idioma do NVDA.
  • Linhas em branco não são informadas pelo mecanismo de fala LAMBDA. O usuário ouvirá a tradução da palavra "space" (espaço). Pode ser uma linha em branco ou uma linha que contém apenas a palavra "espaço".

Dicas úteis

Este é um conjunto de dicas que ajudarão você a usar o complemento de maneira mais eficiente.

  • Informar caractere por caractere: Normalmente, ao trabalhar com matemática, você gostaria que o NVDA informe o que está escrevendo caractere por caractere. Para fazer isso, existem algumas etapas simples: garanta o foco na janela do LAMBDA ou em uma de suas variantes (a representação dos seis pontos, por exemplo); pressione NVDA+2 (número dois) ou navegue até o menu NVDA>Preferências>Configurações do teclado e marque a caixa para Falar caracteres digitados; vá para LAMBDA>Opções>Parâmetros de voz e verifique se a caixa de seleção "eco" está LIGADA; caso contrário, o NVDA não receberá nada do mecanismo de fala enquanto você estiver digitando. E pronto, o NVDA falará caracteres escritos, mas não se preocupe, apenas no LAMBDA ou em suas janelas especiais, as configurações para o restante dos aplicativos permanecerão como estavam.

Lista de discussão do complemento:

Para relatar bugs, sugestões ou se você quiser contribuir, pode se inscrever no Grupo do Complemento (em Inglês). Pode se inscrever no site: https://groups.io/g/lambda-nvda.

Registro de alterações (Change log)

Abaixo está uma lista de alterações entre as diferentes versões do complemento. Ao lado do número da versão, entre parênteses, está o status de desenvolvimento. A versão atual em desenvolvimento não está incluída, pois pode ter alterações até ser sinalizada como estável ou descartada como candidata.

Versão 1.3.0 (estável)

  • Suporte para a versão mais recente do NVDA (Suporte para Python 3)
  • Resolvido um problema ao pressionar o comando de linha duplicada NVDA+d em uma linha em branco, fazia com que o conteúdo da área de transferência fosse colado. Agora, quando você pressiona NVDA+d e você está em uma linha em branco, uma nova linha em branco aparece conforme o esperado.

Versão 1.2.2 (estável)

  • Compatibilidade aprimorada com o WX Python versão 4 (introduzido no NVDA 2018.3). O aviso relacionado ao wx.NewId() não é mais exibido no log de depuração.
  • Implementado guiHelper para melhorar a aparência dos diálogos.
  • Novos idiomas. Traduções atualizadas.

Versão 1.2.1a (estável)

Essa atualização pretende ser uma versão de suporte de longo prazo. Isso significa que até, pelo menos, junho de 2018, não será lançada uma versão tão estável como esta. Fazemos isso para proporcionar aos alunos a máxima estabilidade e minimizar as mudanças durante o ano acadêmico.

  • Novos idiomas. Traduções atualizadas.

Versão 1.2.1 (estável)

  • Adicionado compatibilidade com a maneira que o NVDA 2017.3 usa para gerenciar braille. Compatibilidade com versões anteriores mantida.
  • corrigimos muitos problemas de braille.

Versão 1.2.0 (desenvolvimento)

Essa versão não foi publicada como estável porque a versão 1.2.1 incluiu correções principais.

  • Novas localidades (idiomas). Localizações (traduções) atualizadas.

Versão 1.1.8 (estável)

  • Versão estável inicial.