Remote Desktop Accessibility

O complemento RDAccess (Acessibilidade da Área de Trabalho Remota) adiciona suporte para sessões remotas do Microsoft Remote Desktop, Citrix ou VMware Horizon ao NVDA. Quando instalado tanto no cliente quanto no servidor no NVDA, a fala e o braille gerados no servidor serão falados e exibidos em braille na máquina cliente. Isso permite uma experiência de usuário em que o gerenciamento de um sistema remoto parece tão simples quanto operar o sistema local.

Recursos

  • Suporte para Microsoft Remote Desktop (incluindo Azure Virtual Desktop e Microsoft Cloud PC), Citrix e VMware Horizon
  • Saída de fala e braille
  • Detecção automática de braile remoto usando a detecção automática de exibição em braile do NVDA
  • Detecção automática de fala remota usando um processo de detecção dedicado que pode ser desativado na caixa de diálogo de configurações do NVDA
  • Suporte para cópias portáteis do NVDA em execução em um servidor (configuração adicional necessária para Citrix)
  • Suporte total para cópias portáteis do NVDA em execução em um cliente (não são necessários privilégios administrativos adicionais para instalar o complemento)
  • Várias sessões de clientes ativas simultaneamente
  • Área de trabalho remota disponível instantaneamente após a inicialização do NVDA
  • Capacidade de controlar configurações específicas do sintetizador e da exibição em braile sem sair da sessão remota
  • Capacidade de usar fala e braile na sessão do usuário ao acessar desktops seguros

Registro de alterações

Versão 1.5

  • Adicionar a capacidade de criar um relatório de diagnóstico de depuração por meio de um botão no painel de configurações do RDAccess #23.
  • Suporte para visores braille multilinha no NVDA 2025.1 e versões mais recentes #19.
  • A versão mínima compatível do NVDA agora é a 2024.1. O suporte para versões anteriores foi removido.
  • Adicionadas notificações de conexão do cliente #25.
  • Atualização da dependência RdPipe.
  • Traduções atualizadas.

Versão 1.4

  • Nova versão estável.

Versão 1.3

  • Corrigidos gestos defeituosos no visor Braille.

Versão 1.2

  • Use Ruff as a formatter and linter. #13.
  • Corrigido um problema em que o NVDA no cliente gerava um erro ao pausar a fala no servidor.
  • Suporte corrigido para winAPI.secureDesktop.post_secureDesktopStateChange.
  • Inicialização do driver aprimorada no servidor.

Versão 1.1

  • Adicionado suporte para registro de dispositivos no estilo NVDA 2023.3 para detecção automática de visores braille. #11.
  • Adicionado suporte para o ponto de extensão NVDA 2024.1 Alpha winAPI.secureDesktop.post_secureDesktopStateChange. #12.

Versão 1.0

Versão estável inicial.

Introdução

  1. Instale o RDAccess tanto na cópia cliente quanto na cópia servidor do NVDA.
  2. O sistema remoto deve começar a falar automaticamente usando o sintetizador de voz local. Caso contrário, na instância do NVDA no servidor, selecione o sintetizador de voz remoto na caixa de diálogo de seleção do sintetizador do NVDA.
  3. Para usar o braile, ative a detecção automática de exibição em braile usando a caixa de diálogo de seleção de exibição em braile.

Configuração

Após a instalação, o complemento RDAccess pode ser configurado usando a caixa de diálogo de configurações do NVDA, acessível no menu NVDA, selecionando Preferências > Configurações... Em seguida, selecione a categoria Área de Trabalho Remota.

Essa caixa de diálogo contém as seguintes configurações:

Habilite a acessibilidade da área de trabalho remota para

Esta lista de caixas de seleção controla o modo de operação do complemento. Escolha entre:

  • Conexões de entrada (Servidor de Área de Trabalho Remota): Escolha esta opção se a instância atual do NVDA estiver sendo executada em um servidor de área de trabalho remota.
  • Conexões de saída (Cliente de Área de Trabalho Remota): Escolha esta opção se a instância atual do NVDA estiver sendo executada em um cliente de área de trabalho remota que se conecta a um ou mais servidores.
  • Passagem segura pela área de trabalho: escolha esta opção se desejar utilizar braille e voz da instância do usuário do NVDA ao acessar a área de trabalho segura. Observe que, para que isso funcione, é necessário disponibilizar o complemento RDAccess na cópia segura do NVDA na área de trabalho. Para isso, selecione “Usar as configurações salvas atualmente durante o login e em telas seguras (requer privilégios de administrador)” nas configurações gerais do NVDA.

Para garantir um início tranquilo com o complemento, todas as opções estão ativadas por padrão. No entanto, recomendamos que você desative o modo servidor ou cliente, conforme apropriado.

Recuperar automaticamente a fala remota após perda de conexão

Esta opção só está disponível no modo servidor. Ela garante que a conexão será restabelecida automaticamente quando o sintetizador de voz remoto estiver ativo e a conexão for perdida, semelhante à detecção automática do visor braille.

Esta opção está habilitada por padrão. É altamente recomendável deixar esta opção ativada se o servidor Remote Desktop não tiver saída de áudio.

Permitir que o sistema remoto controle as configurações do driver

Quando habilitada no cliente, esta opção permite controlar as configurações do driver (como voz e tom do sintetizador) a partir do sistema remoto. As alterações feitas no sistema remoto serão automaticamente refletidas localmente.

Manter o suporte ao cliente ao sair do NVDA

Esta opção do cliente, disponível nas cópias instaladas do NVDA, garante que a parte do cliente do NVDA seja carregada no seu cliente de desktop remoto, mesmo quando o NVDA não estiver em execução.

Para usar a parte cliente do RDAccess, é necessário fazer alterações no Registro do Windows. O complemento garante que essas alterações sejam feitas no perfil do usuário atual, sem a necessidade de privilégios administrativos. Portanto, o NVDA pode aplicar automaticamente as alterações necessárias ao ser carregado e desfazer essas alterações ao sair do NVDA, garantindo a compatibilidade com versões portáteis do NVDA.

Esta opção está desativada por padrão. No entanto, se você estiver executando uma cópia instalada e for o único usuário do sistema, é recomendável habilitar esta opção para um funcionamento suave ao se conectar a um sistema remoto após o NVDA iniciar.

Habilitar o suporte do Microsoft Remote Desktop

Esta opção, habilitada por padrão, garante que a parte cliente do RDAccess seja carregada no cliente Microsoft Remote Desktop (mstsc) ao iniciar o NVDA. As alterações feitas por meio desta opção serão automaticamente desfeitas ao sair do NVDA, a menos que o suporte persistente ao cliente esteja habilitado.

Habilitar suporte ao Citrix Workspace

Esta opção, habilitada por padrão, garante que a parte do cliente do RDAccess seja carregada no aplicativo Citrix Workspace ao iniciar o NVDA. As alterações feitas por meio desta opção serão automaticamente desfeitas ao sair do NVDA, a menos que o suporte persistente ao cliente esteja ativado.

Esta opção está disponível apenas nas seguintes condições:

  • O Citrix Workspace está instalado. Observe que a versão da aplicação da Windows Store não é suportada devido a limitações na própria aplicação.
  • É possível registrar o RDAccess no contexto do usuário atual. Após instalar o aplicativo, é necessário iniciar uma sessão remota uma vez para habilitar essa função.

Notificar alterações de conexão com

Esta caixa combinada permite controlar as notificações recebidas quando um sistema remoto abre ou fecha a conexão remota de voz ou braille. Você pode escolher entre:

  • Desabilitado (sem notificações)
  • Mensagens (por exemplo, “Braille remoto conectado”)
  • Sons (NVDA 2025.1+)
  • Mensagens e sons

Observe que os sons não estão disponíveis nas versões do NVDA anteriores à 2025.1. Nas versões mais antigas, serão utilizados sinais sonoros.

Abrir relatório de diagnóstico

Este botão abre uma mensagem navegável com saída JSON contendo vários diagnósticos que podem ajudar na depuração. Ao registrar um problema no GitHub, pode ser solicitado que você forneça este relatório.

Instruções específicas da Citrix

Há pontos importantes a serem observados ao usar o RDAccess com o aplicativo Citrix Workspace:

Requisitos do lado do cliente

  1. A variante do aplicativo na Windows Store não é suportada.
  2. Após instalar o Citrix Workspace, é necessário iniciar uma sessão remota uma vez para permitir que o RDAccess se registre. Isso ocorre porque o aplicativo copia as configurações do sistema para as configurações do usuário durante a configuração inicial da sessão. Em seguida, o RDAccess pode se registrar no contexto do usuário atual.

Requisito do lado do servidor

No Citrix Virtual Apps and Desktops 2109, o Citrix habilitou a chamada lista de permissões de canais virtuais, restringindo canais virtuais de terceiros, incluindo o canal exigido pelo RDAccess, por padrão. Para obter mais informações, consulte esta publicação no blog da Citrix.

A permissão explícita do canal RdPipe exigido pelo RDAccess ainda não foi testada. Por enquanto, é melhor desabilitar completamente a lista de permissões. Se o administrador do seu sistema tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para abordar a questão aqui.

Questões e contribuições

Para relatar um problema ou contribuir, consulte a página de problemas no Github.

Componentes externos

Este complemento depende do RD Pipe, uma biblioteca escrita em Rust que dá suporte ao cliente de desktop remoto. O RD Pipe é redistribuído como parte deste complemento sob os termos da versão 3 da GNU Affero General Public License.