Tone Master

  • Authors: Hrvoje Katić
  • Baixar versão estável
  • NVDA compatibility: 2019.3 and later

Bem-vindo ao mestre de tom! Eu criei este pequeno extra do NVDA apenas por diversão, mas também para que se possa divertir enquanto o usa.

Eu sempre quis criar aspectos musicais com o NVDA, em vez de apenas ouvir os seus bips de progresso e erro. No entanto, não é muito fácil fazer isto, então primeiro eu queria facilitar. É por isso que escrevi Tone Master. Imagine como seria ouvir o NVDA tocando música de Mozzart ou Beethoven, ou pode ser o maior sucesso dos Rolling Stones. Embora o resultado final soe como aqueles toques em celulares antigos, ainda pode ser engraçado.

O Tom Master simplifica o processo de execução de seqüências de tons, implementando arquivos de dados de tom. Estes arquivos podem ser editados com o seu editor de texto favorito e depois salvos para reprodução com o NVDA. Leia para instruções!

Ficheiros de dados de tom

Antes de tocar a sua primeira música com o Tone Master, deve primeiro criar e carregar o seu ficheiro de dados de tom. Ficheiros de dados de tom são simplesmente ficheiros de texto com extensão .tdf. O Tom Master usa esses ficheiiros para processar e reproduzir seqüências de tons. Para criar um ficheiro de dados de tom para que o Tone Master possa reproduzi-lo com sucesso, deve seguir as regras simples descritas abaixo.

  1. Cada linha no ficheiro .tdf * deve * conter três parâmetros separados por dois pontos (:). O primeiro parâmetro é o tom do tom, o segundo parâmetro é a duração do som e o terceiro é o tempo de silêncio entre cada tom. Todos os três parâmetros são necessários para especificar, caso contrário, o Tom Master não poderá reproduzir os seus dados de tom.
  2. Os parâmetros de entoação e duração devem ser especificados como inteiros , e o silêncio deve ser especificado como valor real de ponto flutuante.
  3. Um sinal de cardinal (#) no início de qualquer linha no ficheiro.tdf será mostrado como um comentário e será ignorado.

Exemplo: reproduz uma sequência de 3 tons

1500:100:0.5

1000:100:0.09

500:100:0.7

Neste exemplo, o primeiro tom em uma sequência tem um tom de 1500, duração de 100 e 0,5 silêncio. O pitch do segundo tom é 1000, a duração é 100 e o silêncio é de 0,09. O último tom em uma sequência tem pitch 500, duração 100 e o silêncio é 0.7.

Note que o parâmetro silêncio é necessário para especificar mesmo que ache que não é, porque se não for especificado, o NVDA irá sobrescrever o tom anterior pelo próximo, e você obterá resultados inesperados. É por isso que eu fiz isso para ser necessário.

Para se familiarizar com a sintaxe dos ficheiros de dados de tom, veja e tente editar o ficheiro de exemplo incluído neste complemento. Ele está localizado na subpasta "tons", onde todos os seus arquivos .tdf devem estar localizados também.

Teclas de atalho:

  • Alt+NVDA+T: Reproduz dados de tom carregados no momento, se tudo estiver ok.
  • Alt+Shift+NVDA+T: Pára a reprodução dos dados de tom carregados actualmente se algum dado de tom estiver a ser reproduzido.
  • Alt+NVDA+N: Cria e abre um novo ficheiro de dados de tom em branco no Bloco de Notas para edição.
  • Alt+NVDA+L: Abre uma caixa de diálogo que permite escolher um dos ficheiros de dados de tom disponíveis para serem carregados para reprodução.
  • Alt+NVDA+E: Abre o ficheiro de dados de tom carregado actualmente no Bloco de Notas para edição.
  • Alt+NVDA+O: Abre uma pasta com ficheiros de dados de tom, onde também deve guardá-los para serem localizados pelo extra.

Outras notas

Também pode criar, editar e carregar ficheiros de dados de tons ou abrir a pasta de tons onde esses ficheiros estão localizados indo para o menu do NVDA, submenu de ferramentas, submenu de mestre de tons.

Quando a caixa de diálogo para criar o novo ficheiro de dados de tom for mostrada, escreva o nome sem a extensão .tdf. A extensão será adicionada automaticamente pelo Tom Master. Se nenhum nome for especificado, o Mestre de Tom usará o nome padrão "untitled.tdf". O Tone Master irá criar e carregar automaticamente novos ficheiros para si, e também será aberto no Bloco de Notas para edição. Pressione Escape no prompt do nome do ficheiro para cancelar a criação de novos ficheiros.

Nota: O Tom Master usa o Notepad para editar ficheiros de dados de tom, já que ele vem com o Windows por padrão e, portanto, qualquer computador deve tê-lo disponível.

Quando a caixa de diálogo para carregar o ficheiro de dados de tom estiver aberta, use as teclas de seta para seleccionar um ficheiro para carregar e, em seguida, pressione Enter. Pressione Escape para cancelar o carregamento.

Quando abre uma pasta com ficheiros.tdf, pode carregá-los no seu editor de texto para visualização ou edição. No entanto, para ouvir os seus resultados em tempo real, recomendo que carregue o ficheiro no Tone Master primeiro, se possível. Então pode editar o ficheiro, guardar o seu progresso, e após cada arquivamento pode usar o comando play para ouvir o seu último resultado.

Mudanças para 1.3

  • Corrigido: Corrigido problema de compatibilidade com versões mais novas do NVDA.

Mudanças para 1.2

  • Corrigido: Um Problema importante resolvido, em que seleccionar um dado de tom vazio e, em seguida, seleccionar outro e tentar reproduzi-lo resultava em dados de tom que não eram reproduzidos.

Mudanças para 1.1

  • Adicionado: uma opção para criar um novo ficheiro de dados de tom e abri-lo no Bloco de Notas para edição.
  • Adicionado: uma opção para editar o ficheiro de dados de tom carregado actualmente no Bloco de Notas.
  • Aprimorado: as mensagens de erro agora são mais fáceis de usar.
  • Aprimorado: Certos recursos adicionais, como a abertura de pasta de tons ou a edição de ficheiros de dados de tom no Bloco de notas, agora não são permitidos em ecrãs seguros.
  • Melhorado: O utilizador será notificado pelo NVDA se a reprodução dos dados de tom for interrompida.
  • Corrigido: não permitia a reprodução de dados de tom enquanto o outro já estava sendo reproduzido.

Mudanças para 1.0

  • Versão inicial