WordNav

  • Autor: Tony Malykh
  • Descarregar versão estável
  • Compatibilidade com o NVDA: 2019.3 e posteriores

O extra WordNav para o NVDA melhora a navegação incorporada por palavra, bem como adiciona comandos de navegação por palavra extra com definições diferentes para a palavra.

A maioria dos editores de texto suporta os comandos Control+Seta para a esquerda/Seta para a direita para navegar nas palavras. No entanto, a definição da palavra muda de um programa para outro. Isto é especialmente verdade nos editores de texto modernos baseados na Web, como o Monaco. O NVDA deve conhecer a definição da palavra num determinado programa para poder dizer as palavras correctamente. Se o NVDA não souber a definição exacta, então as palavras serão ignoradas ou pronunciadas várias vezes. Além disso, alguns editores de texto baseados na Web posicionam o cursor no fim da palavra, em vez de no início, tornando a edição muito mais difícil para os utilizadores com deficiência visual. Para combater este problema, criei comandos de navegação de palavras melhorados, que utilizam a definição de palavras do Notepad++ e não dependem da definição de palavras do programa, mas analisam as linhas em palavras do lado do NVDA. O gesto Control+Seta para a esquerda/Seta para a direita nem sequer é enviado para o programa, garantindo assim a consistência do discurso.

Tenha em atenção que um protótipo do WordNav fazia anteriormente parte do complemento Melhorias do Tony. Por favor, desinstale-o ou actualize-o para a última versão estável do Tony's enhancements para evitar conflitos.

Actualmente, o WordNav suporta quatro definições da palavra, atribuídas a diferentes atalhos:

  • Controlo esquerdo+Setas: Definição do Notepad++, que trata os caracteres alfanuméricos como palavras, e os sinais de pontuação adjacentes também são tratados como palavras. Esta deve ser a definição de palavra mais conveniente para a maioria dos utilizadores.
  • Controlo direito+Setas: A definição de palavra fina divide camelCaseIdentifiers e underscore_separated_identifiers em partes separadas, permitindo assim que o cursor vá para identificadores longos.
  • Controlo Esquerdo+Windows+Setas: A definição de palavra volumosa trata quase todos os símbolos de pontuação adjacentes ao texto como parte de uma única palavra, portanto trataria caminhos como C:\directory\subdirectory\file.txt como uma única palavra.
  • Controlo direito+Windows+Setas: Definição multipalavra, que agrupa várias palavras. A quantidade de palavras é configurável.

Os atalhos podem ser personalizados no painel de configurações do WordNav.

Notas

  • Neste momento, o WordNav não modifica os atalhos Control+Shift+Seta para a esquerda/Seta para a direita para seleccionar palavras, uma vez que a implementação de tais comandos é significativamente mais complicada.
  • Se pretender utilizar a funcionalidade de ambientes de trabalho virtuais do Windows 10, lembre-se de desactivar os atalhos de teclado Control+Windows+Setas no painel de configurações do WordNav ou no diálogo definir comandos, no NVDA.
  • O WordNav não funciona de forma fiável no VSCode, uma vez que devido às suas optimizações internas, o VSCode apresenta apenas algumas linhas do conteúdo do ficheiro de cada vez, que mudam dinamicamente, o que ocasionalmente interfere com o algoritmo do WordNav.